
A trajetória de Martin Luther King Jr. nos ajuda a compreender do que é feito um líder influente.
Você conhece a história de Martin Luther King Junior?
Provavelmente sim. Ele tinha uma crença, um sonho e uma visão. E influenciou o mundo.
Acreditava que todos os homens são iguais e deveriam desfrutar dos mesmos direitos e privilégios.
Estabeleceu a filosofia de “protestos não violentos” na mente e coração dos seus seguidores, influenciou e se tornou um líder pela paz e civilidade. Este foi seu grande destaque.
Podemos extrair uma sequência de habilidades que fundamentaram a trajetória de King e construíram seu poder de influenciar pessoas e liderar:
A crença em um mundo mais justo, que promoveu sensibilidade e mobilizou apoiadores;
Uma visão clara e comunicação convincente com a qual o público foi capaz de se conectar;
Inteligência emocional e resiliência para ensinar seus seguidores a lidar com a oposição e conflitos, sem desistir;
O engajamento pelo exemplo ao participar com seus seguidores nos protestos e ensinar, na prática, como agir sem violência.
Ao fazermos uma analogia com o mundo corporativo, estas são características de todo bom profissional, que possibilitam influenciar e liderar, em qualquer nível.
Influenciamos pessoas para o bem e para o mal, mesmo sem perceber ou ter a intenção.
Então, por que não influenciar intencionalmente, comunicar bem propósitos, visões e nos aproximar das pessoas genuinamente promovendo crescimento mútuo?
Ministro um treinamento chamado Influência sem Autoridade e apresento 3 táticas para realizar uma influência bem-sucedida:
1) Ser agradável
Comportar-se de forma amigável e prestativa, para criar no outro uma percepção favorável a seu respeito. Isto é realizado através do seu comportamento e todo o conjunto de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes que você tem.
2) Ser persuasivo na forma de comunicar
Seja claro, assertivo e atrativo para engajar pessoas; isso envolve elementos de voz, fala, expressão facial, corporal, e escuta ativa.
3) Ser inspirador
Para fazer com que as pessoas queiram se relacionar e se comprometer com você.
Para isso é importante compartilhar, transmitindo seus valores, visão e propósito, despertando o entusiasmo em relação ao objetivo. Crie um ambiente de abertura para o diálogo.
Martin Luther King Jr. não iniciou sua influência e liderança em um palco com microfone nas mãos, e você também não precisa.
Influência e liderança se dão em todos os níveis de uma corporação e em qualquer contexto.
Mas precisa de preparo: é importante se capacitar, ampliar o repertório de conhecimentos e desenvolver habilidades.
Quer ajuda nessa jornada para aumentar seu poder de influência e liderança?
Shana Wajntraub, psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas pela UFF atua há mais de 15 anos em projetos de Educação Corporativa na América Latina.
Fonte: administradores.com
A BKR Business School não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).