CARGA HORÁRIA
12 horas.
INTRODUÇÃO
Nas crises decorrentes de instabilidade social, política e econômica, as empresas devem dispor de alternativas para minimizar os efeitos sobre o volume de vendas, conhecendo os limites de variação dos preços para manutenção da clientela e minimização dos prejuízos.
OBJETIVO
Utilizando metodologia simplificada, capacitar os participantes a estabelecer os limites suportáveis de redução de preços de venda, visando a preservação da clientela.
PÚBLICO ALVO
Supervisores, gerentes e diretores de empresas, atuando nas áreas administrativa, comercial, financeira e produção.
PROGRAMA
Aspectos introdutórios
- Definições e conceitos;
- Planejamento do lucro;
- Política de fixação de preços.
Precificação baseada em percepção de valor
- Percepção de valor;
- Correlação de preço x consumo;
- Capacidade de venda;
- Estrutura de mercado;
- Ciclo de vida do produto.
Precificação baseada em planejamento estratégico
- Objetivos de precificação;
- Estratégias de precificação;
- Visão estratégica de grandes autores.
Precificação baseada em custo
- Classificação de custo
– Quanto à ocorrência;
– Quanto ao volume. - Esquemas de custeio
– Absorção;
– Direto / Variável. - Elementos formadores do custo
– Material;
– Pessoal;
– Gerais. - Cálculo de preço de venda
– Custos;
– Despesas operacionais;
– Impostos;
– Lucro.
Análise do preço de venda
- Variação de preço;
- Variação de volume.
INSTRUTOR
René Dutra – Contador e Economista, responsável pela implantação do controle de custos e de gestão patrimonial em várias empresas. Professor pós-graduado em Docência Universitária e mestre em Ciências Contábeis. Atuante em cursos de pós-graduação em renomadas instituições de ensino. Autor de vários livros de custos. Sócio-Diretor da Lopes&Machado Consultores.
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