CARGA HORÁRIA
12 horas.

INTRODUÇÃO
Nas crises decorrentes de instabilidade social, política e econômica, as empresas devem dispor de alternativas para minimizar os efeitos sobre o volume de vendas, conhecendo os limites de variação dos preços para manutenção da clientela e minimização dos prejuízos.

OBJETIVO
Utilizando metodologia simplificada, capacitar os participantes a estabelecer os limites suportáveis de redução de preços de venda, visando a preservação da clientela.

PÚBLICO ALVO
Supervisores, gerentes e diretores de empresas, atuando nas áreas administrativa, comercial, financeira e produção.

PROGRAMA

Aspectos introdutórios

  • Definições e conceitos;
  • Planejamento do lucro;
  • Política de fixação de preços.

Precificação baseada em percepção de valor

  • Percepção de valor;
  • Correlação de preço x consumo;
  • Capacidade de venda;
  • Estrutura de mercado;
  • Ciclo de vida do produto.

Precificação baseada em planejamento estratégico

  • Objetivos de precificação;
  • Estratégias de precificação;
  • Visão estratégica de grandes autores.

Precificação baseada em custo

  • Classificação de custo
    – Quanto à ocorrência;
    – Quanto ao volume.
  • Esquemas de custeio
    – Absorção;
    – Direto / Variável.
  • Elementos formadores do custo
    – Material;
    – Pessoal;
    – Gerais.
  • Cálculo de preço de venda
    – Custos;
    – Despesas operacionais;
    – Impostos;
    – Lucro.

Análise do preço de venda

  • Variação de preço;
  • Variação de volume.

INSTRUTOR
René Dutra – Contador e Economista, responsável pela implantação do controle de custos e de gestão patrimonial em várias empresas. Professor pós-graduado em Docência Universitária e mestre em Ciências Contábeis. Atuante em cursos de pós-graduação em renomadas instituições de ensino. Autor de vários livros de custos. Sócio-Diretor da Lopes&Machado Consultores.


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