Para abrir o próprio negócio é preciso bom senso, flexibilidade nos caminhos percorridos para alcançar os objetivos e experiência sobre o assunto. O risco e o retorno deverão caminhar juntos. Não faz sentido investir muito em algo que o retorno não será equivalente. Realizar um sonho é possível, no entanto, exige um planejamento prévio de onde se almeja chegar. Para isso, é necessário ponderar as variáveis negativas e positivas do empreendimento. Listamos abaixo algumas variáveis a serem consideradas pelos empreendedores.
- Considere o tempo gasto trabalhando. Muitas pessoas querem abrir o próprio negócio para trabalhar menos. Pois se você está iniciando um empreendimento gastará mais horas, energia e dinheiro do que seus funcionários. Lembre-se de que o que para eles é um emprego para você é um projeto de vida.
- Tenha um planejamento financeiro. Faça um planejamento financeiro não só da empresa como seu também. É muito importante saber que a empresa nos primeiros meses poderá não dar lucro e você precisa de uma reserva chamada de capital de giro para fazer com que sua empresa opere e também uma reserva para pagar suas contas pessoais.
- Faça um orçamento realista. Seja conservador ao fazer um orçamento, pesquise quanto poderá faturar durante os primeiros seis meses, identifique as despesas fixas, variáveis e classifique por ordem de importância. Planeje-se para cortar despesas, se necessário.
- Aprenda a ser líder. Enquanto você é funcionário de uma empresa as suas necessidades e reivindicações parecem ser extremamente necessárias. Quando somos líderes e donos, essas necessidades são vistas sob outra perspectivas. Portanto, pondere entre as necessidades de seus funcionários e as necessidades da sua empresa. Tente equilibrar os objetivos.
- Tenha tempo para sua vida pessoal. Coloque-se na sua agenda. Abrir o próprio negócio demanda mais tempo e dinheiro, no entanto, não ter tempo para a vida pessoal pode minar suas forças para investir no seu sonho, pois você precisará de apoio emocional e para isso precisa estar perto de pessoas importantes para você.
- Faça um plano de negócios. Antes de iniciar um negócio, faça uma análise de mercado, conheça os produtos, os concorrentes, veja como este produto ou serviço é divulgado, saiba quem é seu público-alvo e onde ele está. Utilize estratégias de marketing para fortalecer sua marca e alcançar seus objetivos. O plano de negócios tornará sua ideia mais concreta e você poderá ao final perceber se seu negócio é viável ou não.