Estar muito tempo afastado do mercado de trabalho pode resultar em uma significativa dificuldade para se reposicionar. Mas é necessário ter a tranquilidade de que o reposicionamento, às vezes, é necessário para o bem-estar e os objetivos de vida pessoais. Além disso, a perda de um emprego ou a insatisfação com o mesmo pode fazer com que a pessoa almeje novos ares. Assim, listamos algumas dicas que devem ser postas em prática para que essa realocação seja efetiva.
- Auto avaliação. É importante que o profissional se auto avalie para verificar se há necessidade de algum curso ou atualização acadêmica a ser feita, tendo em vista que um longo período afastado pode deixá-lo desatualizado e, consequentemente, reduzir as chances de ser efetivado.
- Ter perfil em redes sociais profissionais. É sempre bom estar com o currículo a disposição do mercado de trabalho e manter sempre seus contatos profissionais. Lembre-se de que o perfil em rede social é uma ferramenta que a empresa utilizará para avaliá-lo, portanto, retire fotos impróprias e não escreva comentários que não sejam considerados politicamente corretos.
- Procure vagas na internet. Existem inúmeros sites confiáveis que são parceiros de empresas e se mantêm constantemente atualizados e indicam vagas de acordo com o seu perfil.
- Apresentar um bom currículo. O currículo é a carta de apresentação do profissional, portanto, se empenhe em elabora seu currículo de forma organizada, clara e fiel às suas reais habilidades e conhecimentos.
- Liste empresas nas quais gostaria de trabalhar. Traçar o perfil das empresas que você gostaria de trabalhar é de extrema importância, pois dessa forma, a adaptação ao ambiente de trabalho será mais fácil, com menos riscos de frustrações.
- Seja sincero na entrevista. Ao ser entrevistado, seja transparente e exponha suas reais competências. Acrescentar habilidades que não são de fato de sua alçada não é uma boa ideia, visto que no cotidiano de trabalho, essas capacidades serão postas à prova.